As fontes de calor mais usadas são o secador e chapinha. No entanto, muitas pessoas acabam utilizando esses acessórios de maneira excessiva e equivocada. Como consequência, os fios se tornam opacos, quebradiços e com aspecto pouco saudável. Justamente por isso, é importante ficar atento na hora de utilizar esses itens, além de adquirir produtos adequados na loja de cosméticos, a fim de garantir a saúde e beleza dos fios a curto e longo prazo.
Mas, sabemos que nem todo mundo sabe como proteger o cabelo contra as fontes de calor e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 4 dicas incríveis.
1. Use um bom protetor térmico
O protetor térmico é um produto para cabelos desenvolvido justamente para te ajudar a proteger os fios contra fontes de calor. Inclusive, para quem tem o costume de usar chapinha e secador com frequência, ele será seu novo melhor amigo. Um produto que se destaca no mercado é o Óleo da Kérastase Elixir Ultime, formulado com óleos preciosos da natureza que oferecem proteção térmica até 230˚C, além de brilho, redução do frizz, das pontas duplas, quebras, etc.
2. Invista em um leave-in específico para reduzir o frizz
O frizz é um dos grandes inimigos das mulheres, sendo muito importante evitar que ele apareça, não apenas pela estética, mas também para proteger a cutícula do cabelo. Um costume muito comum, mas que prejudica o cabelo em excesso é esfregar os fios com a toalha. Além de aumentar o frizz, esse atrito prejudica de forma significativa o cabelo.
Da mesma forma, antes de pentear e com ele ainda molhados, aplique um leave-in formulado especificamente para a redução do frizz. Dessa forma, você garante fios mais alinhados e fáceis de modelar com a chapinha o secador.
3. Utilize um secador com a potência adequada
O secador faz toda a diferença para garantir fios saudáveis, bonitos e bem protegidos. Sendo assim, é recomendado escolher modelos com potência entre 1600 a 2000 watts, de preferência que tenham bico estreito, visto que direcionam melhor o ar. Essa potência permite que os fios sejam secos de forma mais rápida e não fiquem tanto tempo em contato com o calor.
Além disso, jamais utilize o aparelho colado ou muito próximo dos fios e couro cabeludo, pois isso pode danificar de forma significativa o cabelo, causando quebra, enfraquecimento e danos permanentes. Portanto, o ideal é usar o secador entre 15 a 20 centímetros de distância dos fios e, se possível, finalizar com um jato de ar frio.
4. Não deixe o cabelo em contato com a chapinha por muito tempo
Um ponto primordial e que muitos acabam ignorando é que o cabelo precisa estar completamente seco para aplicar a chapinha. Caso contrário, isso pode afetar profundamente a estrutura interna dos fios, causando danos irreversíveis, quando feito com frequência.
Da mesma forma, não deixe a chapinha em contato com os fios por muito tempo. Nesse sentido, o recomendado é separar o cabelo em mechas bem finas, visto que assim o cabelo fica liso de forma mais rápida. Afinal, se pegar mechas grossas, será necessário passar a prancha alisadora diversas vezes até obter o resultado desejado. Com consequência, os danos serão maiores. Além disso, mesmo separando partes menores, nunca fique com a chapinha fechada por muito tempo nos fios. Passando sempre de forma rápida, mas suave.
Dica bônus: evite usar todos os dias
Uma dica bônus muito importante é evitar usar as fontes de calor todos os dias, pois isso pode prejudicar os fios, mesmo utilizando bons produtos. Portanto, faça um esforço e deixe para usar os acessórios somente quando for necessário.
Então, agora que você sabe como proteger os cabelos contra os efeitos nocivos do secador e chapinha, já pode colocar em prática nossas dicas. Lembre-se de adquirir produtos específicos para proteção térmica e redução do frizz, assim como utilizar uma chapinha e secador de boa qualidade e com potência adequada.
Tenha em mente que, por mais que utilize as fontes de calor por alguns minutos, quando não se toma os devidos cuidados, os danos serão vistos a longo prazo, podendo até mesmo serem irreversíveis.