Tire suas dúvidas e descubra como escolher o modelo ideal para a sua casa, considerando aspectos como espaço disponível e a rotina da família
Viver em uma casa com uma família grande pode ser um desafio, não é mesmo? É preciso ter organização e praticidade para que todos possam conviver com conforto e de maneira respeitosa. Por isso, é preciso ter cuidado na escolha dos móveis e eletrodomésticos, que precisam ser compatíveis com a rotina da família, para serem capazes de atender a todos.
Comprar geladeira side by side para a cozinha, por exemplo, pode ser uma estratégia eficaz, já que, por ser mais robusto e volumoso, ela consegue armazenar e conservar uma maior quantidade maior de alimentos. Mas quais são os critérios que precisam ser considerados para não errar na escolha?
Capacidade
Esse é um fator-chave antes de escolher o modelo certo para a sua casa. Os tamanhos da geladeira são divididos conforme a capacidade, dado em litros. Mas como saber se a capacidade do modelo irá atender suas necessidades?
Para famílias com um ou dois filhos, os modelos com capacidade de 300 a 400 litros são os mais indicados, uma vez que oferecem espaço suficiente para armazenar tudo com folga. Contudo, no caso de famílias grandes, será preciso adquirir uma geladeira com mais de 400 litros de capacidade, que disponibiliza espaço suficiente para guardar tudo o que for preciso.
Tipos de porta
Paralelo à capacidade está o tipo de porta, que geralmente acompanha o modelo da geladeira em questão. Por exemplo, as geladeiras menores são mais compactas e, por isso, são aqueles modelos com apenas 1 porta. Já a geladeira duplex, o tradicional modelo com o freezer em cima e a geladeira embaixo, costuma ser equipada com duas portas, sendo uma para cada compartimento.
As geladeiras maiores, indicadas para famílias grandes, podem ser tanto aquelas de porta dupla (side by side) quanto o modelo Inverse, no qual o congelador fica na parte inferior e o refrigerador na parte de cima. Assim, para quem procura modelos nessas proporções, vale a pena ficar de olho em aparelhos que apresentem essas características.
Espaço
Pronto, você encontrou o modelo ideal, já pode levá-lo para casa? Não é bem assim! É preciso checar se há espaço suficiente para acomodá-la em sua cozinha. Nessa situação, você já está ciente de que esse será um eletrodoméstico grande e que irá ocupar bastante espaço. Contudo, um “detalhe” que muita gente esquece é que as geladeiras indicadas para famílias grandes ocupam ainda mais espaço do que os modelos tradicionais.
No caso dos modelos de duas portas ou inverse, o ideal é que você reserve um espaço de 70,5 cm de largura, 76 cm de profundidade e 189 cm de altura, aproximadamente. Já para uma geladeira mais robusta, como é o caso da side by side, esse espaço deverá ser de 91 cm de largura, 59 cm de profundidade e 178 cm de altura.
Lembre-se de que, além do tamanho do aparelho em si, ainda é preciso separar um espaço extra para que ela tenha a ventilação correta, que seja o suficiente para não prejudicar o seu funcionamento. Além disso, é preciso considerar o espaço disponível para circulação quando a porta estiver aberta: o ideal é que o tráfego dos moradores não seja atrapalhado nessas situações, oferecendo conforto para todos.
Rotina
Normalmente, as geladeiras maiores são indicadas para famílias grandes, mas não é apenas o tamanho da família que deve servir de parâmetro para fazer essa escolha. A rotina dos moradores também precisa ser levada em conta. Mesmo para famílias com menos de quatro pessoas, uma geladeira grande pode ser ideal se você costuma receber amigos e familiares em casa com frequência.