Close Menu
  • Educação
  • Carreira
  • Moda
  • Beleza
  • Marketing
  • Pets
  • Negócios
  • Esportes
  • Imóveis
WhatsApp Telegram RSS
WhatsApp Telegram RSS
Noticias De TimonNoticias De Timon
Fale conosco
  • Educação
  • Carreira
  • Moda
  • Beleza
  • Marketing
  • Pets
  • Negócios
  • Esportes
  • Imóveis
Noticias De TimonNoticias De Timon
Home»Casa e Jardim»Técnicas sustentáveis para cozinhar de forma mais eficiente
Casa e Jardim

Técnicas sustentáveis para cozinhar de forma mais eficiente

Redação Notícia de TimonBy Redação Notícia de Timon28/03/2025Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit WhatsApp Email
Técnicas sustentáveis para cozinhar de forma mais eficiente
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Aproveitar ao máximo os alimentos e dar nova vida às sobras de comida são formas de praticar a sustentabilidade na cozinha

Sustentabilidade é a palavra de ordem do momento. A situação atual do planeta demanda que a sociedade procure praticar técnicas e hábitos sustentáveis em todos os campos da vida, sendo fundamental que cada um faça sua parte. E isso inclui, também, a forma de cozinhar.

Algumas atitudes e mudanças ajudam a cozinhar de uma forma mais amigável à sustentabilidade. O uso de um fogão 4 bocas custo-benefício e de consumo energético baixo, além do reaproveitamento de sobras de comida, são maneiras de ajudar a preservar a natureza, sem perder o sabor das refeições. Conheça algumas ideias de como você pode aplicar isso no texto abaixo.

Planeje o cardápio da semana e as compras

Uma ótima ideia é você planejar de antemão o cardápio da semana. Além de evitar perder tempo decidindo o que irá preparar no dia, essa decisão previne desperdícios de comida e ainda traz economia para o seu bolso. Com o cardápio pensado de antemão, você compra apenas aqueles ingredientes que necessita, não acumulando alimentos que não irá utilizar — e que podem se perder.

Para reforçar a sustentabilidade, é uma boa ideia que esse cardápio leve em consideração as frutas e os vegetais da estação. Essas são escolhas mais saborosas e mais baratas, de modo que você pode aproveitá-las melhor no preparo das refeições.

Aproveite ao máximo os alimentos

O que você faz com talos, cascas e aquelas frutas que estão meio “feinhas”? Joga tudo no lixo? Se sim, é melhor repensar esse hábito, encontrando formas de aproveitar esses itens. Os talos e as cascas podem ser incorporados em farofas, sopas e tortas, enquanto as frutas ainda são capazes de render ótimas geleias e sucos, ou ainda fazer parte das receitas de tortas e bolos.

Tenha atenção na escolha dos eletrodomésticos

Sustentabilidade está intimamente ligada a um consumo de energia mais eficiente. Na cozinha, isso é alcançado não apenas cozinhando de forma mais prática e evitando desperdícios, mas também utilizando eletrodomésticos que tenham selo de eficiência energética.

Por exemplo, geladeiras e lava-louças com classificação energética A++ são aparelhos capazes de economizar energia e água — algo não apenas sustentável, mas que também faz bem para o seu bolso. Outra possibilidade é optar por fornos combinados, que são mais eficientes que os fornos convencionais, ou ainda investir em um cooktop de indução, que é mais energeticamente eficiente do que muitos fogões tradicionais.

Reaproveite as sobras

O que fazer com aquele restinho de comida que sobrou do seu almoço ou janta? Jogar fora? Nada disso! Essas sobras podem ser usadas e transformadas em outras receitas, evitando assim o desperdício de comida.

Por exemplo, o resto de arroz cozido pode se transformar em bolinho, enquanto o que sobrou de frango assado pode se tornar o recheio de uma torta. Já as sobras da carne assada podem ser desfiadas e se transformarem em croquetes ou recheio da abobrinha assada. Os legumes cozidos também são passíveis de virarem recheio de tortas ou panquecas. Explore a sua criatividade e pesquise por receitas na Internet para diversificar o seu cardápio e aproveitar essas sobras.

Separe o lixo e o óleo de cozinha

Lembre-se de prestar atenção na quantidade de lixo produzida no dia a dia da cozinha — você provavelmente irá se surpreender com o total acumulado. Procure separar esse lixo de acordo com o tipo dele. Aquilo que é reciclável deve ser coletado separadamente, sendo levado para pontos de coleta caso sua cidade não tenha um serviço de coleta em casa. Já o lixo orgânico pode ser utilizado para fazer uma composteira doméstica, servindo de adubo para os vasos da sua casa ou o jardim do seu prédio.

E quanto ao óleo de cozinha? Lembre-se de jamais o descartar no ralo da pia, pois, além de entupir a tubulação, ele pode contaminar a água dos rios. Jogá-lo no lixo também não é uma opção sustentável. Uma alternativa é armazená-lo em uma garrafa PET ou pote de vidro e levá-lo para os pontos de reciclagem ou ONGs que fazem o seu recolhimento, de modo que pode ser reutilizado para fabricar sabão, por exemplo.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email
Previous ArticleCraque Neto Anuncia 7K como Parceiro Número Um
Next Article O que considerar antes de renovar o ambiente da sua cozinha
Redação Notícia de Timon
  • Website

Related Posts

Dicas de segurança: como garantir que sua cozinha esteja livre de riscos

28/03/2025

O que considerar antes de renovar o ambiente da sua cozinha

28/03/2025

Lava-louças Midea é boa? Saiba aqui

02/01/2025
Add A Comment

Comments are closed.

Posts recentes
  • Investindo a longo prazo: como o CDB pode ser uma estratégia inteligente
  • Como identificar problemas no carro
  • Domine os Céus: Sua Jornada no Mundo dos Jogos de Azar
  • Descubra o destino inusitado do Maranhão que vai te deixar sem fôlego
  • Dicas de segurança: como garantir que sua cozinha esteja livre de riscos
© 2025 - Notícia de Timon MA - CN​PJ: 46.​289.​446/​0001-​89
Te​lefone: (19) 98​385-​5555 - E-​mail: noticiasdetimon@​ev​te.​net
En​der​eço: Rua Co​men​dador Tor​logo Dau​ntre, 74, Sa​la 12​07, Cam​bui, Cam​pinas SP, C​EP: 13​025-​270

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.